Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jane Austen Portugal

O Blogue de Portugal dedicado à Escritora

A visita do Mr. Darcy

Estive a ver a adaptação de Orgulho e Preconceito de 1995 e quando chegou à cena do Mr. Darcy entrar na estalagem, logo após Elizabeth ter lido a carta de Jane, perguntei-me o que foi ele lá fazer.

Fui ler no livro como era essa cena, embora saiba que esta adaptação é muito fiel à obra. Mr. Darcy tinha dito a Elizabeth, quando eles se encontram em Pemberly, que deseja que ela conheça a irmã dele, que chegará no dia seguinte. Eles combinam então que Darcy levará Georgiana à estalagem no dia seguinte à sua chegada. Só que Darcy acaba por fazê-lo no própria dia em que a irmã chega. Nesta visita são ainda acompanhados por Bingley. Antes de ir embora Darcy convida Elizabeth e os tios para um jantar em Pemberly, o mesmo é marcado para daí a dois dias.

No dia seguinte, o Mr. Gardiner vai pescar para Pemberley e Elizabeth e a tia vão com ele, já que acham que a cortesia de Georgiana de vir conhecê-las no próprio dia em que chegou merece uma visita de retribuição.

No dia seguinte, quando Darcy aparece na estalagem é o dia do jantar. Afinal que veio ele lá fazer? Teria ele tido algum assunto para tratar em Lambton e por isso passou na estalagem para cumprimentar Elizabeth e os tios? Podia ser também uma visita de mera cortesia, mas esta hipótese é pouco provável, digo isto pelo seguinte: se estivessem à espera de visitas os Gardiner nunca teriam saído, lembrem-se que Elizabeth não vai com eles porque quer ler a carta de Jane. Se era uma visita, ainda que inesperada, porque não trouxe ele o Bingley ou a irmã? A minha teoria, talvez um pouco fruto do meu lado romântico, é que ele teria lá ido para mais uma vez declarar que os seus sentimentos ainda eram os mesmos. O que acham desta teoria?

9 comentários

Comentar post