Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jane Austen Portugal

O Blogue de Portugal dedicado à Escritora

DESAFIO | Bicentenário "Sense and Sensibility" #19

 

 

- Sensibilidade e Bom Senso (1995) | 17 -

Greg Wise

 

 

Não posso dizer que aprecie Willoughby. Tenho para mim a teoria de que Marianne Dashwood só se apaixonou por ele porque a sua aparição na vida dela ocorreu de uma forma inusitada: auxiliou-a num momento de aflição e – porque não dizer – com todo um cenário romântico a envolver a acção. Para além disso, era jovem, muito bonito e com gostos semelhantes aos dela.

Foi uma combinação irresistível para Marianne.

Em Sensibilidade e Bom Senso (1995) este personagem é interpretado por Greg Wise. Não digo que ele me cause a mesma decepção que Hugh Grant (Edward Ferrars), porque até acho que ele fez um Willoughby razoável. Contudo, eu também não encontro nele o “Jane Austen Factor” (existirá este conceito?), ou seja, não o visualizo como um homem ao estilo Jane Austen. Houveram, porém, dois momentos no filme com ele muito bons: a cena do baile em Londres, quando Marianne o encontra e o questiona à frente de todos; acho que nesta cena Greg Wise foi excelente a passar toda a sensação de incómodo e constrangimento com a situação. A outra cena é próxima do final do filme quando Willoughby surge no alto da colina a observar o casamento de Marianne com o Coronel Brandon. É uma liberdade da adaptação que dá um remate muito bom. Lembro-me de ficar surpreendida com esta opção. Lembro-me também de pensar que seria plenamente possível de acontecer: Willoughby a assistir de longe o destino que poderia ter sido o seu e, talvez, a lamentar a sua fraqueza.

 

 

2 comentários

Comentar post