Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jane Austen Portugal

O Blogue de Portugal dedicado à Escritora

Henry Crawford #1

- descrição -

 

“Mary Crawford era notavelmente bela; e Henry, conquanto não fosse bonito, tinha muito boa aparência; ambos tinham as maneiras desembaraçadas e agradáveis (…)

O irmão não era bonito; quando o viram pela primeira vez acharam-no absolutamente sem atractivo, escuro e desinteressante; contudo era bastante delicado e tinha um porte agradável. No segundo encontro já não o acharam tão feio; feio ele era, mas tinha a fisionomia tão agradável, seus dentes eram tão bons, e era tão bem constituído de corpo, que não se notava a sua feiura; e, na terceira entrevista, quando jantaram juntos no Presbitério ninguém mais pensou em o chamar de feio. Ele era, na verdade, o rapaz mais agradável que as duas irmãs já haviam conhecido, e ambas ficaram igualmente encantadas por ele.”


Esta é a caracterização física curiosa sobre um suposto galã num livro. Henry Crawford é-nos indicado como alguém que, à primeira vista, é absolutamente desinteressante e sem graça. Chama a atenção que seja dito que “seus dentes eram tão agradáveis” o que, desperta o pensamento de que Henry seria sorridente e um bom conversador. Eu diria que o ponto forte em Henry Crawford seria o charme. Um homem que se revela no relacionamento e na própria linguagem corporal. Alguém que envolve com palavras e gestos. 

 

 

2 comentários

Comentar post