Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jane Austen Portugal

O Blogue de Portugal dedicado à Escritora

Sir Lucas e Maria Lucas

Mr. Lucas é uma personagem que a todos cativa. Trata-se de um homem que se desfaz em atenções para com os outros sujeitando-se algumas vezes ao ridiculo. Pai de Charlotte Lucas, a melhor amiga de Elizabeth Bennet, é de trato amistoso, inofensivo e obsequiador.

 

Fora comerciante em Meryton e fizera fortuna razoável. O seu mandato como presidente do muncípio valeu-lhe um título por ocasião de um discurso proferido pelo rei. Passou então a gozar do título e afastou-se do seu negócio. Por isso, quando a sua filha mais velha se precipita para um casamento com Mr. Collins, ele encara-o como uma benção e apenas vê vantagens naquele enlace. Não consegue alcançar o ridiculo da situação que é ver a sua filha casada com um homem que pouco tem para lhe oferecer em todos os aspectos, não obstante ser o herdeiro de Mr. Bennet.

 

É também pai de Maria Lucas. Rapariga igualmente de bom trato e ingénua que viaja com Elizabeth e seu pai aquando da visita daquela a Charlotte. Vive num mundo encantado e deslumbra-se com todas as pessoas que não sejam da sua classe. Tem muita consciência da sua condição o que a leva a exagerar em algumas ocasiões por se deixar intimidar pela opinião de, por exemplo, Lady Catherine.

 

São mais duas personagens de adorno neste encantor enredo que constitui "Orgulho e Preconceito".

 

 

 

1 comentário

Comentar post