Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Jane Austen Portugal

O Blogue de Portugal dedicado à Escritora

Mr. e Mrs. Hurst

Se a arrogância, o orgulho, a vaidade, a hipocrisia e a presunção estão presentes em "Orgulho e Preconceito" é também através personagem de Mrs Hurst, irmã de Mr. Bingley, amigo de Mr. Darcy.

 

Mrs Hurst casa com Mr. Hurst, homem sem fortuna, vulgar e despropositado em todas as ocasisões que tinha como grande filosofia de vida dormir, beber, caçar e comer em demasia. Se acaso algumas palavras conseguia pronunciar em jeito de conversa, estas limitavam-se à comida e à sua impaciência para caçar. Trata-se de um homem sem interesses válidos e desinteressante.

 

Com um marido com tais características, Mrs Hurst que era uma mulher elegante, bonita e educada mostrava a sua hipocrisia. Afinal, soube intervir na relação do irmão com Miss Bennet por não considerar que esta estivesse à altura do irmão, mas não teve o mesmo discernimento para si... Em virtude deste casamento, Mrs Hurst faz da casa do irmão a sua própria casa.

 

É por demais evidente o cinismo de Mrs Hurst ao longo da história. É uma personagem que considero de adorno. Existe para mostrar a antipatia e a crítica que Jane Austen fazia às classes mais abastadas. Através deste casal, a autora evidencia a futilidade, o vazio e a presunção que via em tais classes em contraposição com as demais. Senhores de tudo, vivem, contudo, muitas vezes apenas da aparência.