Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jane Austen Portugal

O Blogue de Portugal dedicado à Escritora

Charlotte Lucas

É um choque para Lizzie e para nós leitores quando Charlotte Lucas anuncia o seu casamento com o Mr. Collins. Como é que alguém que se apresenta como inteligente e sensível pode casar com um tolo como o Collins? Charlotte justifica-se dizendo que não é romântica.

Pessoalmente penso que Charlotte representa um certo tipo de mulher que ainda existe actualmente, daí ter pedido para falar sobre ela.

Nos tempos de Jane Austen ter 27 anos e ser solteira, é olhar para o futuro e ver-se a si mesma como um fardo para a família, as hipóteses de casar já não serão muitas, para não dizer nenhumas, eis que surge Collins e Charlotte agarra aquilo que a vida lhe oferece, como consegue ela a proposta não nos é revelado...

Ainda hoje apesar de os tempos serem outros, há muitas mulheres que casam para não morrerem solteiras, daí eu achar a Charlotte uma mulher moderna. Até que ponto uma união assim poderá mais tarde revelar-se em amor nunca saberemos, mas sabemos que pouco tempo depois quando Lizzie a visita, Charlotte fala de como encoraja o marido a tratar do jardim e parece ser feliz por haver dias em que raramente se vêem.

O papel de Charlotte Lucas, não é meramente o de melhor amiga de Elizabeth. Há um claro objectivo de criticar as mulheres que casam por motivos financeiros e fazer a oposição a Lizzie que certamente prefere não casar a ter de fazê-lo por interesse.

4 comentários

Comentar post