Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jane Austen Portugal

O Blogue de Portugal dedicado à Escritora

Capitão Harville e Capitão Benwick - os amigos do Heroi

Capitão Harville e Capitão Benwick são os Amigos de Wentworth... são aqueles com quem ele privou durante as suas viagens e aos quais mantem a sua amizade. Ambos são importantes no desenrolar da história dos nossos herois porque é por eles que Wentworth vai a Lyme e leva com ele os Musgrove e Anne. A relação, quer de um quer de outro, com Anne já faz antever o quanto iria ser harmoniosa a vida de Anne com o Capitão Wentworth.

 

O capitão Harville, parece-me tinha de Wentworth não apenas a amizade sincera mas também o respeito de homem mais velho. Mas, acima de tudo, uma amizade sincera e fiel.

" Toda incorporada na minha amizade, Sophia. (...) e traria qualquer coisa do Harville do fim do mundo, se ele quisesse." 

É aliás esta amizade que o leva a Lyme para ver o amigo que está doente por ter sido gravemente ferido. E Lyme é muito importante nesta nossa história.

 

"O capitão Benwick fora, há algum tempo, primeiro tenente de Laconia, e o relato que o Capitão Wentworth fizera dele, ... os elogios calorosos que lhe dedicara como excelente jovem e oficial... seguidos de uma pequena história da sua vida particular que o tornara absolutamente interessante aos olhos de todas as senhoras. Estivera noivo da irmão do Capitão Harville e chorava agora a sua perda. Tinham esperado um ou dois anos pela fortuna e promoção (...)"

Em relação a Benwick acho que Wentworth vê na história dele uma semelhaça com a sua. Esperar pela fortuna ou pela idade para ficar com quem se ama poderia acabar mal como no caso de Benwick, e aqui Wentworth tinha uma razão solida para "condenar" Anne por não o ter aceite 8 anos antes. Benwick acaba por casar com Louisa Musgrove e aqui "resolve" um problema a Wentworth. Contudo, também "desanima" Wentworth que não compreende como é que ele conseguiu esquecer a irmã de Harville que descreve como "mulher superior", tal como ele considera Anne.

 

 

Tenho grande simpatia por estas personagens. São personagens de "sentimentos": a amizade entre eles e Wentworth, a tristeza pela perda da irmão de Harville, o amor de Benwick e a sua apatia pela perda, o seu "novo amor" por Louisa, a tristeza de Harville por a sua irmã ter sido esquecida. E nunca poderei deixar de falar no facto de que é com Harville que Anne fala quando o Capitão escreve a linda carta... 

16 comentários

Comentar post