Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jane Austen Portugal

O Blogue de Portugal dedicado à Escritora

Ms Clay - Oportunista Inocente?

Ms Clay tem a minha inimizade desde a primeira vez que li Persuasão...Oportunista, falsa, manipuladora... Um autentico lobo com pele de cordeiro.

 

"... uma filha de Mr. Shepherd, que regressara, após um casamento mal sucedido, a casa de seu pai ... mulher nova e inteligente, que compreendia a arte de agradar... pelo menos, em Kellynch-Hall."

 

Ms Clay não tem infliencia directa na história de Wentworth e Anne mas a sua relação com o pai e a irmã de Anne e posteriormente com Mr Elliot ajudam a tornar toda a trama de Persuasão ainda mais interessante. A sua astucia em lisonjear Elizabeth e o pai, para ser das suas relações intimas, a sua candura, falsa mas aparente, conquistaram pai e filha e fez com que ela acreditasse que poderia ser a futura Mrs Elliot.

 

Contudo, a sua astucia e inteligencia desvanecem-se quando aparece Mr. Elliot e ela se apaixona. Os seus actos deixam de ser "seus" para passarem a ser comandados por ele e pelas suas promessas.

 

E o fim de Ms Clay é o esperado numa obra destas:

" Os sentimentos de Ms Clay tinham-se sobreposto aos seus interesses e ela sacrificara, por amor do jovem cavalheiro, a possibilidade de continuar durante mais tempo as suas maquinações para apanhar Sir Walter".

 

Pergunto-me: E se ela tivesse casado com Sir Walter? O que teria acontecido? 

10 comentários

Comentar post