Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jane Austen Portugal

O Blogue de Portugal dedicado à Escritora

Mr. Elliott

Diz o povo: Nem tudo o que reluz é ouro e esta frase só por si já resumia bem a personalidade de Mr. Elliott.

O primo da familia Elliott que um dia irá herdar a fortuna e o título de Sir Walter, que surge como um parente com o qual não existem relações uma vez que Mr. Elliott casou com uma mulher sem pedir autorização a Sir Walter e isso ditou o fim das relações entre ambos; este casamento foi feito com vista a ser independente, já que a mulher tinha uma vasta fortuna.

Pouco se sabe dele até que surge novamente em Bath, agora viúvo, e reata as suas relações com os Elliott, depressa se torna numa pessoa apreciada por Sir Walter e pelas suas filhas Elizabeth e Anne.

Mas debaixo das maneiras afavéis, da boa educação, da cordialidade, esconde-se alguém que estando em situção económica precária procura agora uma forma de ter novamente dinheiro; sendo ele herdeiro de Sir Walter é preciso assegurar que este não volte a casar e a ter um herdeiro do sexo masculino que herdaria a fortuna.

Assim, a aproximação à família Elliot é apenas feita para garantir que os seus interesses serão preservados. O Mr. Elliott corteja ainda assiduamente Anne e pretende casar com ela, numa tentativa de melhor conseguir os seus intentos.

Li algures que o Mr. Elliot personifica aquelas que pessoas que debaixo da cortesia, boas maneiras, boa educação se esconde muitas vezes alguém que não olha a meios para atingir os fins e só se interessa por si mesmo. Não podia concordar mais com esta afirmação.

 

 

 

2 comentários

Comentar post